Apresentação
O projeto faz parte da 8ª Jornada de Geografia da UEG Pires do Rio, é uma iniciativa dos professores do curso de Geografia, Leon Alves Corrêa e Waldivino Gomes Firmino. O trabalho teve por objetivo levantar informações acerca das 10 cidades componentes da Microrregião de Pires do Rio. Pela influencia e grande afinidade com Pires do Rio, Ipameri também integrou a pesquisa. O trabalho foi realizado tendo como referências prinicipais, as disciplinas constantes da grade Curricular do 1º ano de Geografia da UEG, Economia Espacial Dinâmica Populacional e Organização e Orientação de Estudos para o ensino Superior. Sendo assim, os acadêmicos do primeiro ano, se dividirão em 11 grupos, onde cada grupo ficou responsável por uma cidade. Os dados tiveram como fonte principal de dados, a plataforma @cidades do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maioria das informações, origina-se da base de dados do "Censo 2010". Ao término do levantamento, cada grupo elaborou um Banner/Painél, em formato 120x080, impresso em alta resolução em lona. Os painéis farão parte de uma exposição durante a realização da 8ª Jornada de Geografia, nos dia 27, 28 e 29 de maio de 2013.
Metodologia
A metodologia utilizada para a pesquisa, foi adotada a partir das microrregiões definidas pelo IBGE (ver painel Metodologia. Em seguida foram identificadas duas grandes dimensões estatísticas, População e Economia. Dentro dessas dimensões foram escolhidas variáveis para busca de informações, tais como, população urbana e rural, Produto Interno Bruto, Número de Matrículas no Ensino Fundamental, etc. Os painéis foram ilustrados com fotografias características das cidades de estudo, sempre com imagens alusivas aos aspectos culturais, históricos, economicos e sociais.
Os painéis serão apresentados em postagens individuais, seguindo uma ordem numérica de 1 a 11. As cidades são: Cristianópolis (1), Gameleira de Goiás (2), Ipameri (11), Orizona (3),Palmelo (4), Pires do Rio (5), Santa Cruz (6), São Miguel do Passa Quatro (7), Silvânia (8), Urutaí (9) e Vianópolis (11). As fotografias utilizadas tiveram diversas origens, mas prinicipalmente do site Panorâmio (Google Images), com destaque para os fotógrafos Márcio Wayne (Vianópolis), Beth Costa (Ipameri) e glauco Borges (Silvânia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário