sexta-feira, 6 de março de 2015

SIMULAÇÃO DE IMPACTO DE UM ASTEROIDE DE 500 KM COM A SUPERFÍCIE TERRESTRE


Em 2013 uma explosão sobre a cidade Russa, localizada na região da Sibéria, denominada Cheliabinsk causou ondas de choque que destruíram edifícios e deixou janelas quebradas. Mais de mil pessoas foram feridas por estilhaços.


Análises de um mineral chamado jadeíta, que estava impregnado em fragmentos recuperados depois da explosão, mostram que o asteroide do qual o meteorito se separou atingiu outro ainda maior a uma velocidade relativa de 4.800 quilômetros por hora. “Este impacto pode tê-lo separado do seu corpo principal e o enviado à Terra”, escreveu o pesquisador-chefe Shin Ozawa, da Universidade de Tohoku, no Japão, em um estudo publicado nesta semana no periódico "Scientific Reports". A descoberta deve esclarecer aos cientistas como um asteroide pode acabar em uma colisão com a Terra. Os cientistas suspeitam que a colisão aconteceu cerca de 290 milhões de anos atrás.


A maior parte do asteroide de 20 metros de largura que brilhou sobre Cheliabinsk, no sudoeste da Sibéria, em 15 de fevereiro de 2013, foi incinerada e virou uma grande bola de fogo, resultado do aquecimento da fricção ao atingir a atmosfera voando a 67,6 mil km/h. Mas muitos fragmentos sobreviveram.

vejam o video em:

O asteroide viajava quase 60 vezes a velocidade do som e explodiu a cerca de 30 km do solo com uma força quase 30 vezes maior que a da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos em Hiroshima, no Japão, em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial. A explosão sobre Cheliabinsk causou ondas de choque que destruíram edifícios e deixou janelas quebradas. Mais de mil pessoas foram feridas por estilhaços.

Os cientistas ainda estão analisando fragmentos do asteroide para calcular a sua trajetória exata em direção à Terra. Em um e-mail à Reuters, Ozawa descreveu o meteorito de Cheliabinsk como "um exemplo único".

Então já parou para pensar? como seria o impacto de um asteroide de 500 km de diâmetro em nosso Planeta? Você já se imaginou tendo apenas 48 para morrer? Se você soubesse que um asteróide de 500 km fosse se chocar contra a Terra e que a humanidade teria apenas 48 horas de vida, o que você faria? Se matava antes do mundo acabar? Ficaria com as pessoas que ama? Invadiria um apartamento 01 por andar e realizaria o sonho da casa própria? O que você faria? Brincadeiras a parte, o vídeo é mais do que impressionante, é chocante. Saber que a devastação de um asteróide semelhante a esse não é algo impossível de se acontecer ganha um plus adicional com a trilha musical que casou perfeitamente com a emoção do vídeo.

Vejam o vídeo em: ">

vejam o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=zBWbpFz3wac">

Câmeras amadoras e profissionais no mundo todo têm captado a entrada de diversos meteoritos na atmosfera da Terra, um fenômeno absolutamente comum e inofensivo para a humanidade. Esses objetos, pequenos demais, acabam destruídos antes de atingir a superfície, ou caem sem causar muitos estragos, na maioria das vezes. Mas o que aconteceria se um objeto gigantesco, um asteroide errante de grandes proporções, atingisse a Terra? O Discovery Channel criou uma simulação em vídeo de um fenômeno dessa magnitude, que nos últimos dias viralizou na Internet. O resultado, obviamente, seria catastrófico para a humanidade. Na simulação, o objeto atinge o oceano, como descrevem os produtores no próprio vídeo: “Um asteroide com diâmetro de 500 km. Destino: Oceano Pacífico. O impacto arranca a crosta de 10 km da superfície. A onda de choque viaja a velocidades supersônicas. Destroços são espalhados pela órbita da Terra, destruindo a superfície do planeta. A tempestade de fogo engole a Terra, vaporizando toda a vida em seu caminho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário