segunda-feira, 4 de março de 2013

COMUNICAÇÃO Uma ferramenta de múltiplas utilidades

Podemos definir comunicação como: toda e qualquer forma de transmissão de mensagens informações ou intruções. Existem vários e diferentes recursos, que podem ser utilizados como forma de COMUNICAÇÃO. Se tentarmos enumerar cada um deles, podemos correr o risco de deixar algum fora da nossa relação, o que não seria interessante, deixemos então que nossa criatividade se encarregue de relacioná-los. O importante é estarmos seguros de que a forma, ou o recurso que utilizaremos para a comunicação, seja o mais concreto e eficaz à nossa necessidade. Em estudos sobre comunicação, várias são os aspectos a serem abordados por exemplo: ao falarmos podemos criar 3 tipos de atitudes 1 - INDIFERENÇA 2 - Reação Negativa 3 - Reação Positiva (seguida de ação imediata) Há 2 motivos básicos para que isso aconteça: A - A comunicação em si B - A motivação. Vamos abordar a parte da COMUNICAÇÃO: O Que acontece quando alguém pensa em algo ? 1- A idéia tem um valor de 100% 2 - Ao transformarmos a idéia em palavras, em condições normais, perdemos em média 15 %. 3 - Ao transmitirmos nossa idéia, em condições normais, o receptor recebe 85 % 4 - O receptor ao analisar, condições normais, perde também 15 %. Portanto o receptor realizará apenas 70 % da idéia criada por outro. Isto em condições normais, sem considerar as BARREIRAS de COMUNICAÇÃO. Essas barreiras podem ser:  Psicológica  Fisiológicas  Sociais Nós possuimos três tipos de memória: . Memória Visual . Memória Auditiva . Memória Motora E justamente por causa das barreiras, chegamos a seguinte conclusão: . MEMORIZAMOS: . 20% do que ouvimos . 30% do que vemos . 50% do que ouvimos e vemos ao mesmo tempo . 80% do que ouvimos, vemos e fazemos . 100% do que criamos Barreiras e ruídos da comunicação . Diferença de nível (hierarquia) . O emissor e o receptor entendem de modo diferente . Barulhos e distrações . Palavras que tenham duplo significado . Ausêcia de Gestos . Falha da comunicação escrita . Estado emocional do emissor . Estado emocional do emissor SEGREDOS DE UMA BOA ORATÓRIA Harmonize o conteúdo e a forma da mensagem As pesquisas demonstram que nas comunicações há uma necessidade emergencial do equilíbrio entre aquilo que se diz e a maneira de dizer. Se houver incoerência entre palavras, voz e atitudes corporais, a platéia tende a confiar mais. . no corpo (expressões faciais, gestos, movimentos) — 55% . na voz (inflexões, tom, intensidade, ritmo, ênfase, volume) — 38% . nas palavras — 7% O que você pode fazer para melhorar a comunicação: . Fazer o receptor repetir . Fazer uso do feed-back (informações de volta) . Usar vários canais de comunicação . Ser sensível ao receptor . Escrever, reforçar palavras com ações . Usar linguagem simples . Ser objetivo . Comunicar-se cara a cara, olho no olho . Explicar mostrar --------------------------------------------------------------------- A maneira como veiculamos a mensagem à platéia é tão importante quanto o próprio conteúdo da mesma. Não basta preocupar-se só com as palavras. É preciso melhorar a forma (a linguagem corporal e vocal) de transmitir as idéias para uma comunicação equilibrada, fluente e segura. Seja simples e natural!!! Elaborado por leoncorrea@ueg.br em março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário