Blog com informações gerais com foco nas atividades didático-pedagógicas do Prof. Leon Alves Corrêa, que ministra aulas na Universidade Estadual de Goiás (Unidade Universitária de Itumbiara) e na Faculdade Quirinópolis.
segunda-feira, 4 de março de 2013
COMUNICAÇÃO Uma ferramenta de múltiplas utilidades
Podemos definir comunicação como: toda e qualquer forma de transmissão de mensagens informações ou intruções. Existem vários e diferentes recursos, que podem ser utilizados como forma de COMUNICAÇÃO.
Se tentarmos enumerar cada um deles, podemos correr o risco de deixar algum fora da nossa relação, o que não seria interessante, deixemos então que nossa criatividade se encarregue de relacioná-los.
O importante é estarmos seguros de que a forma, ou o recurso que utilizaremos para a comunicação, seja o mais concreto e eficaz à nossa necessidade.
Em estudos sobre comunicação, várias são os aspectos a serem abordados
por exemplo:
ao falarmos podemos criar 3 tipos de atitudes
1 - INDIFERENÇA
2 - Reação Negativa
3 - Reação Positiva (seguida de ação imediata)
Há 2 motivos básicos para que isso aconteça:
A - A comunicação em si
B - A motivação.
Vamos abordar a parte da COMUNICAÇÃO:
O Que acontece quando alguém pensa em algo ?
1- A idéia tem um valor de 100%
2 - Ao transformarmos a idéia em palavras, em condições normais, perdemos em média 15 %.
3 - Ao transmitirmos nossa idéia, em condições normais, o receptor recebe 85 %
4 - O receptor ao analisar, condições normais, perde também 15 %.
Portanto o receptor realizará apenas 70 % da idéia criada por outro. Isto em condições
normais, sem considerar as BARREIRAS de COMUNICAÇÃO.
Essas barreiras podem ser:
Psicológica
Fisiológicas
Sociais
Nós possuimos três tipos de memória:
. Memória Visual
. Memória Auditiva
. Memória Motora
E justamente por causa das barreiras, chegamos a seguinte conclusão:
. MEMORIZAMOS:
. 20% do que ouvimos
. 30% do que vemos
. 50% do que ouvimos e vemos ao mesmo tempo
. 80% do que ouvimos, vemos e fazemos
. 100% do que criamos
Barreiras e ruídos da
comunicação
. Diferença de nível (hierarquia)
. O emissor e o receptor entendem de modo diferente
. Barulhos e distrações
. Palavras que tenham duplo significado
. Ausêcia de Gestos
. Falha da comunicação escrita
. Estado emocional do emissor
. Estado emocional do emissor
SEGREDOS DE UMA BOA ORATÓRIA
Harmonize o conteúdo e a forma da mensagem
As pesquisas demonstram que nas comunicações há uma necessidade emergencial do equilíbrio entre aquilo que se diz e a maneira de dizer. Se houver incoerência entre palavras, voz e atitudes corporais, a platéia tende a confiar mais.
. no corpo (expressões faciais, gestos, movimentos) — 55%
. na voz (inflexões, tom, intensidade, ritmo, ênfase, volume) — 38%
. nas palavras — 7%
O que você pode fazer para
melhorar a comunicação:
. Fazer o receptor repetir
. Fazer uso do feed-back (informações de volta)
. Usar vários canais de comunicação
. Ser sensível ao receptor
. Escrever, reforçar palavras com ações
. Usar linguagem simples
. Ser objetivo
. Comunicar-se cara a cara, olho no olho
. Explicar mostrar
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A maneira como veiculamos a mensagem à platéia é tão importante quanto o próprio conteúdo da mesma. Não basta preocupar-se só com as palavras. É preciso melhorar a forma (a linguagem corporal e vocal) de transmitir as idéias para uma comunicação equilibrada, fluente e segura.
Seja simples e natural!!!
Elaborado por leoncorrea@ueg.br em março de 2013
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