quinta-feira, 4 de abril de 2013


QUIRINÓPOLIS SE CONSOLIDA COMO SEGUNDA ECONOMIA MAIS DINÂMICA DO ESTADO DE GOIÁS

Impulsionada pelos investimentos no setor energético, sobretudo no sucroalcooleiro, Quirinópolis se destaca no Indice de Desempenho dos Municípíos Goianos, Indicador lançado esse ano pelo IMB – Instituto Mauro Borges, vinculado a SEPLAN – Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás. De Acordo com Giuseppe Vecchi, Diretor do IMB, “O índice de desempenho, elaborado a partir dos seis eixos que nós consideramos, proporciona aos municípios um diagnóstico de entraves e gargalos que devem ser minorados para um processo de desenvolvimento mais efetivo. Para o Governo do Estado, o índice reflete os locais onde precisamos de uma atuação mais direta para podermos minorar as disparidades regionais e sociais existentes. De um modo geral, a partir deste índice teremos condições de planejar melhor as ações – seja a partir da ótica do Estado, seja dos municípios”. ]

Usina NOVA FRONTEIRA/BOA VISTA - Uma joint Venture PETROBRÁS/GRUPO SÃO MARTINHO

No IDM, divulgado na primeira semana de Abril de 2013, Quirinópolis, na Variável Economia, desbancou municípios de economia sólida no Estado de Goiás, como, Rio Verde, Catalão, Itumbiara e Mineiros e alcançou o Segundo Lugar dentre os 246 municípios goianos, ficando atrás apenas da próspera Anápolis, cidade que tradicionalmente é a mais industrializada das cidades goianas, contando com uma espetacular estrutura de logística de transportes e hospeda ainda o maior parque industrial farmoquímico da América Latina. Quirinópolis, nos últimos 10 anos, segundo dados do BNDES, em matéria publicada pela revista exame em 2012, recebeu investimentos na casa de 1 bilhão de reais, muito superior a muitos estados brasileiros no mesmo período.


E se considerar o sinvestimentos nas cidades que compõem a microrregião Quirinópolis, o destaque é ainda maior, enfatizando os investimentos na cidade de São Simão (Plataforma Multi Modal) com integração de 4 modais de transportes (Hidrovia Paranaiba-Tietê-Paraná, Aeroporto de São Simão, Ferrovia Norte-Sul e Rodovia BR 452); ainda Caçú, com a instalação de 3 Unidades Hidrelétricas de pequeno porte e ainda a Usina de Álcool ETH Odebretch.

Tudo isso projeta Quirinópolis como um dos grandes destaque do Indicador, colocando Quirinópolis na mira de futuros investimentos no Estado e no Brasil. O IDM é composto por 34 variáveis, divididas em seis dimensões. Na Economia, por exemplo, compõem o cálculo o PIB per capita do município; os Valores Adicionados (VA) dos setores de serviços, agropecuário e industrial; a evolução do PIB nos últimos dois anos; e recursos do município na composição da receita total. Na dimensão do Trabalho, as variáveis utilizadas são empregos formais; remuneração no mercado de trabalho, nível de escolaridade dos trabalhadores e variação do número de empregos formais. A dimensão Educação abrange as variáveis atendimentos educacionais das populações de 4 e 5 anos, 6 a 14 anos, e 15 a 17 anos; infraestrutura dos prédios das escolas urbanas, professores com formação na disciplina que leciona, Ideb do 5º ano do ensino fundamental e Ideb do 9º ano do ensino fundamental. A Segurança Pública inclui as variáveis crimes contra dignidade humana, contra a pessoa e contra o patrimônio; contravenções penais e tráfico de drogas. Na Infraestrutura o estudo leva em consideração as coberturas da rede geral ou pluvial de esgoto, da rede de energia elétrica, da rede de água e da rede de telefonia fixa e internet. Já na saúde estão incluídos os leitos hospitalares no SUS, médicos por habitante no SUS, acompanhamento pré-natal, cobertura da Estratégia Saúde da Família, Cobertura da Estratégia Saúde da Família (Saúde Bucal), mortalidade infantil, mortalidade por causas externas e cobertura vacinal tetravalente (contra difteria, coqueluche, tétano e meningite tipo b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário