Silva, Diego Santos; Silva, Marcelo Henrique; Vieira, Rogerio Mendonça1
RESUMO: Trata-se do período de grande desenvolvimento do pais com grandes taxas de crescimento tanto do PIB (Produto Interno Bruto), quando da indústria e exportação dos setores agrícolas, e forte investimento da infraestrutura do pais com recursos provenientes do exterior. Período o qual estava sobre o governo de Emilio Garrastazzu Médici o qual era participante do partido Arena e contava como seu ministro da fazenda o Sr. Delfin Neto, que foi quem projetor as políticas de crescimento da época. Trabalho feito em forma de pesquisa bibliográfica através de livros, artigos e sites da internet, com a intenção de mostrar um pouco da história do pais.
Palavra-chave: Milagre; Taxas; Crescimento; Industria; Inflação
____________________
. Acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da Universidade estadual de Goiás Unidade Universitária de Itumbiara.
Introdução
INTRODUÇÃO
Trabalho com o intuito de mostrar um pouco da história do pais, o qual é o período conhecido como milagre econômico onde o pais obteve as mais altas taxas de crescimento da história, mostrando alguns índices dos períodos como inflação no período e sua tentava de controle e como foi feito o uso das políticas que levaram ao crescimento da economia brasileiro e fortificação da indústria.
DESENVOLVIMENTO
Período que vai de 1969 a 1973, trata se de um período de grande crescimento para o Brasil, onde alcançou elevadas taxas de crescimento de 10% a 14%. Porem antes deste crescimento o pais passou por períodos conturbados em sua economia, desde a instalação do golpe militar em 1964.
Em 1964, os militares assumiram o poder e fizeram a implantação do PAEG com a intenção de fazer o combate as altas taxas de inflação do período. Abaixo podemos verificar na tabela 1 onde constam as taxas de inflações do período de 1964 a 1974 o qual foi o fim do milagre brasileiro. Com isso podemos notar que ocorreu uma redução nos níveis de inflação, confira dados na ilustração.
Período que ficou conhecido como o “milagre brasileiro” ficou sobre o comando de Emílio Garrastazu Médici do partido Arena. Segundo Renato Cancian (2006) “Médici conseguiu apaziguar os quartéis ao permitir que as aspirações e interesses dos militares direitistas radicais, que defendiam o emprego sistemático da repressão policial-militar contra todos os opositores da ditadura”.
Com o retorno da estabilidade política que Médici conseguiu foi possível o retorno da entrada de capital estrangeiro no pais. Com isso o pais teve melhoras na sua infraestrutura e desenvolvimento de vários setores como a Industria, aumento da exportação de produtos agrícolas e a geração de empregos.
O governo para ampliar o desenvolvimento investiu recursos na construção de estradas, pontes, hidrelétricas afim de trazer o aumento da infraestrutura. A maioria destes projetos feitos com recursos estrangeiros provenientes de empréstimos. O que acabou por trazer o aumento da dívida externa do pais.
Neste período do estado fez investimentos na indústria, alguns dos setores contemplados foram a siderurgia, petroquímica, construção naval e geração de energia hidrelétrica. Estes investimentos tiveram altos níveis de sucesso. Trazendo o crescimento da produção de bens duráveis de consumo os quais chegaram a alcançar taxas de 23,6% ao ano, e os bens de capital também tiveram aumentos girando na casa dos 18.1%. As empresas estatais cresceram e obtiveram lucros.
Abaixo podemos verificar a Tabela 2, onde nos mostra um aumento da participação das industrias no PIB do pais em porcentagem, onde no intervalo de 10 anos chegou ao aumento de até 10% da produção do PIB
Outros dos setores que também teve aumentos foram das exportações agrícolas. O idealizador dessas medidas de crescimento econômico, o qual já trabalhava no governo anterior foi o Sr. Antônio Delfim Netto, Ministro da fazendo no período.
Neste período também podemos notar grande apelação para o futebol o qual o Brasil o foi campeão da copa do mundo sediada no México. Na imagem 2, podemos ver Pele ao lado de Médici levantando a Taça.
Porem com este período também veio pontos negativos e um dos seus mais agravantes foi o aumento da desigualdade social gerada pelas políticas que foram utilizadas sem planejamento. Período o qual após o final do mandato de Médici voltou a ter problemas como o aumento da inflação, conforme mostrado anteriormente na figura em destaque.
CONCLUSÃO
O milagre econômico foi um período de grande desenvolvimento da indústria interno do Brasil, devido as políticas adotas pelo pais voltada para o crescimento econômico, o qual ficou conhecido na história devido as suas altas taxas de crescimento que chegaram a alcançar taxas de 14 por cento no ano. Por outro lado, também foi um período que o qual a população sofreu devido ao regime militar e ao aumento da desigualdade social.
REFERÊNCIAS
Governo Médici (1969-1974): "Milagre econômico" e a tortura oficial; http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-medici-1969-1974-milagre-economico-e-a-tortura-oficial.htm. Capturado em 22 de novembro de 2015.
O “milagre brasileiro” (1969-1973): a “legitimação pela eficácia” (Parte 1); http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=374. Capturado em 22 de novembro de 2015.
Milagre econômico brasileiro (1969/1973); http://historianews21.blogspot.com.br/2013/05/milagre-economico-brasileiro.html. Capturado em 22 de novembro de 2015.
O Chamado "Milagre" Econômico; http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/milagre-economico-brasileiro.htm. Capturado em 22 de novembro de 2015.
Milagre Econômico; http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/milagre-economico/. Capturado em 22 de novembro de 2015.
IPEADATA; http://www.ipeadata.gov.br/. Capturado em 22 de novembro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário